Translate

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Pastor Malafaia diz que fiéis não devem denunciar seus pastores. É certo ou errado?

SÉRIE: VOCÊ PERGUNTA, PROF. JOSIMAR SALUM RESPONDE
S.O.L. pergunta:

Este é o tal Malafaia que alguns tem medo? intimidando "fiéis" a não denunciarem pastores ladrões? Não sei se entendi bem o final, mas é uma ameaça de morte velada? Socorro! Necessito sair da idade média urgente! 

Ele diz "... teu pastor é ladrão, teu pastor é pilantra, cê não tá gostando? sai e vai para outra igreja! 

Não se mete com isto não que não é da tua conta! cai fora! vai embora! [...] 

Eu já vi gente morrer por causa disto! [...]"



Vídeo: Pastor Silas Malafaia diz para 
fiéis não tocar nos ungidos do Senhor 

Prof. Josimar Salum responde

Preciso somente um pouco de sua paciência para que leia minha resposta por completo.

Com todo respeito aos que pensam diferente este discurso de Malafaia é uma balela. 


E os que se escandalizam e desacreditam de todos os pastores achando que todos não são dignos de confiança perdem uma grande oportunidade de conhecer os que são verdadeiramente de Deus.

E você sabe que em nossa própria família existem homens de Deus seríssimos, de caráter, íntegros que pastoreiam a Igreja de Deus sem nenhuma avareza nem ser exercer domínio. E há milhares de outros que igualmente são pastores verdadeiros!

Quanto ao discurso editado de Malafaia, precisamos fazer duas perguntas:

1 - Quem são os escolhidos?

2 - Quem são os ungidos de Deus segundo as Escrituras?

O que a Bíblia ensina?

"Lembrem-se das maravilhas que Ele fez, dos seus prodígios e das sentenças de juízo que pronunciou, ó descendentes de Abraão, Seu servo, ó filhos de Jacó, Seus escolhidos.

Quando ainda eram poucos, um punhado de peregrinos na terra, e vagueavam de nação em nação, de um reino a outro, Ele não permitiu que ninguém os oprimisse, mas A FAVOR DELES repreendeu reis, dizendo:

“Não toquem nos meus ungidos; não maltratem os meus profetas”. 


(Salmos 105:5-6, 12-15 NVI) 

"Vocês, porém, são geração ESCOLHIDA, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. (1 Pedro 2:9 NVI)" 

Existem outros textos bíblicos, mas me apegarei somente a estes!

Vou analisar 
com base nas Escrituras somente está frase dita pelo pastor Silas Malafaia, que dentro do contexto ou fora do contexto do vídeo alguns minutos já demonstra o que ele quer dizer e nem preciso de assistir ao vídeo por completo.

"Se seu pastor é canalha, ladrão... Não toque nele não. Saia da igreja... Vá para outra. Já vi muita gente morrer porque tocou no ungido de Deus." 


Quando Malafaia fala de morte ele quer dizer que é Deus quem mata aquele que tocou o ungido de Deus. Não está ameaçando ninguém de morte.

De acordo com as Escrituras aquele que toca nas ovelhas do Senhor toca nos ungidos de Deus.

Esta semana mesmo (10/09/2014) Malafaia respondendo a uma pergunta sobre críticas que recebeu chamou o Pr Ricardo Gondim e outro pastor luterano de "idiota-babaca" por eles terem dito de que ele não representa todos os evangélicos no Brasil. 


Falou mal de outro "ungido"? 

Por ser "ungido" Malafaia está isento e pode trovejar estes adjetivos contra outros homens de Deus?

Claro que a Palavra de Deus condena qualquer rebeldia, condena promoção de divisão e coisas relacionadas no seio da igreja.

Nunca dividi qualquer igreja em que era membro, preferi sair todas as vezes que a causar confusão, mesmo tendo razão suficiente para "detonar" a liderança.

Mas se o "pastor é canalha" e abusou de uma criança, isto não é caso "somente para "Deus tratar". Isto é caso de polícia. 


Além de pecado é crime e se você não acionar a Polícia será conivente e quem sabe cúmplice da canalhice do seu líder.

Há uma lei em Massachusetts, Estados Unidos, onde vivo, se como pastor eu não denunciar qualquer pessoa que me procurou para aconselhamento dizendo que abusou de uma criança serei cúmplice, processado e provavelmente preso.

Se o pastor furtou dos cofres da igreja e você tem provas, ninguém quer tratar do assunto no âmbito da igreja local, acho que fica a seu critério denunciar as autoridades ou não. Mas que o pastor precisa prestar contas, claro que precisa. 

O problema é que o sistema protestante e evangélico de liderança não é bíblico. No Novo Testamento não havia lideranças solitárias liderando a Igreja. Não haviam pastores monarcas. 


Em cada cidade quem pastoreava o Rebanho de Deus era um presbitério, ou seja, um conjunto de irmãos seríssimos, de caráter inquestionável e vestidos de outras qualidades, maridos de uma só mulher, etc.

Todo pastor solitário de uma igreja é um monarca e se está acima dos outros seja presidente, papa, bispo, autoridade maior e não presta contas a ninguém você deveria sair desta igreja muito antes que algo de pior aconteça.

Na Igreja de Deus só há um só Pastor, Jesus Cristo que escolheu pastores para pastorearem Seu Rebanho, porém nunca solitariamente.

É só ler o Novo Testamento sem os óculos protestantes e evangélicos para verificar que canalhice não chegava nem perto daqueles homens e casos deste tipos seriam tratados com muita tranquilidade. 

Tocar no ungido de Deus é coisa muito séria. Penso que muitos pastores já estão prestando contas a Deus por mal tratarem Seu rebanho.

Penso que é melhor mesmo sair de uma congregação que criar confusão em seu seio por discordância doutrinária.

Sem querer aprofundar muito, já é uma vergonha o fato de muitos pastores "saquearem" o povo prometendo bênçãos e prosperidade que já foram conquistadas por Jesus quando entregou Sua vida na Cruz.

"Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que não poupou seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará com ele, e de graça, todas as coisas? (Romanos 8:31-32 NVI)"

Acho também que é uma tolice as pessoas rejeitarem o Evangelho porque se escandalizam com o comportamento dos que se dizem pastores e por conta disto deixam de conhecer a Jesus.

Lembre-se do que Jesus disse e julguem mesmo - não no sentido de condenar - todos os lideres religiosos. especialmente os que dizem que pregam a Jesus e fazem sinais e maravilhas.

Jesus disse:

“Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores. Vocês os reconhecerão por seus frutos. Pode alguém colher uvas de um espinheiro ou figos de ervas daninhas?

“Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas lapenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres?’ Então eu lhes direi claramente: Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês que praticam o mal! (Mateus 7:15-16, 21-23 NVI)"

E não tenham medo destas ameaças de pastores que usam a pregação para intimidarem o povo ao invés de proclamarem libertação.

Este evangelho do medo vem da mais vil das religiosidades.

"O Espírito do Soberano, o Senhor, está sobre mim, porque o Senhor ungiu-me para levar boas notícias aos pobres.

Enviou-me para cuidar dos que estão com o coração quebrantado, 


Anunciar liberdade aos cativos e libertação das trevas aos prisioneiros, 

Para proclamar o ano da bondade do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; 

Para consolar todos os que andam tristes e dar a todos os que choram em Sião uma bela coroa em vez de cinzas, o óleo da alegria em vez de pranto e um manto de louvor em vez de espírito deprimido.

Eles serão chamados carvalhos de justiça, plantio do Senhor, para manifestação da Sua glória.

Mas vocês serão chamados sacerdotes do Senhor, ministros do nosso Deus. 


Vocês se alimentarão das riquezas das nações, e do que era o orgulho delas vocês se orgulharão.

Em lugar da vergonha que sofreu, o meu povo receberá porção dupla e, em vez de humilhação, ele se regozijará em sua herança; pois herdará porção dupla em sua terra, e terá alegria eterna.

“Porque eu, o Senhor, amo a justiça e odeio o roubo e toda maldade. Em minha fidelidade os recompensarei e com eles farei aliança eterna. (Isaías 61:1-3, 6-8 NVI)"


2a. Edição 

Nenhum comentário:

Postar um comentário