Translate

domingo, 30 de novembro de 2014

Estou vivendo com a mesma mulher 20 anos sem ser casado legalmente! Devo me casar?

Alguém me perguntou: 

"Nunca me casei antes. Estou vivendo há 20 anos com a mesma mulher sem ser casado legalmente. Ela foi casada antes de me conhecer, separou e seu ex-marido veio a falecer." 

Respondi: 

Você sabe o que é certo a fazer diante de Deus. Não posso responder perguntas tentando fazer o papel do Espírito Santo. É Ele “quem convence do pecado, da Justiça e do Juízo." E você, o que acha? O que você responderia?

Ronaldo Dearaujo Se vc a Ama entao casa.

Fabio Fagundes Silva De certo que não somos o Espírito Santo mas devemos analisar um caso como esse à luz das escrituras. .
E nesses tipos de caso envolvendo matrimonio. .
Não se deve generalizar, pois cada caso é específico e dependem de outros fatores. ..
Por exemplo. . Deus não leva em consideração o tempo da ignorância... mas vcs já eram cristãos essa época? ?
Houve um adultério da parte dela ou sua?
Porque separaram? O marido a deixou? Ela deixou o marido pra ficar com você? ?
Perguntas como essa devem ser feitas. . Não pra constranger a pessoa, mas pra poder identificar a raiz do pecado. para que possa haver arrependimento genuíno e para que possam então se concertar em diante de Deus...
Essa área, o casamento. . É complicada e requer do aconselhando graça do Espírito Santo, conhecimento da palavra e muita sabedoria. .

Ronaldo Dearaujo Essa questão só vai ter sabor de mel depois que o Salum opinar.

Rainy Desouza Opine Salum. Opine, opine, opine

Sandro Santos Opinar ou Passar experiência × Edificar ou Danificar

Josimar Salum A questão principal é o que Deus pensa desta situação? O que diria Jesus então?

O que esta pessoa quer afinal? Ouvir uma opinião? Verificar minha experiência?

Que eu a edifique ou danifique? O que seria danificar para ela? É edificar? Edificar seria concordar com sua situação? Danificar seria discordar de seu estado?

A pessoa somente quer saber minha opinião?

Ela já tem sua posição sobre o assunto.

Ela já sabe o que quer. Diz que é feliz assim!

Perguntei:

Se sua filha, por exemplo, de 18 anos conhece um rapaz de 20, e eles desejam morar na mesma casa sem se casarem como você veria esta situação?

Você aceitaria um pastor ou pregador da Palavra vivendo junto com uma mulher por 20 anos sem se casarem legalmente?

Marilza Prates Resposta cautelosa, muitas pessoas conhecem a Bíblia estudam a Bíblia e vivem no pecado. A Bíblia diz conhecereis a verdade e a verdade vos libertara. Quem nós somos para julgar.

Ronaldo Dearaujo Todos nós somos pecadores. Erramos quando tentamos separar o certo do errado. Ate p/ ensinar a verdade temos que reconhecer. Ninguém esta acima da lei da justiça e da verdade Jesus veio para resgatar, salvar, libertar, curar e perdoar. Ninguém pode ficar preso, condenado, escravizado por um erro cometido. (Edificar ou Danificar)?

Fabio Fagundes Silva Olha..
Vivendo 20 anos assim e conhecendo a palavra...
Já cauterizaram a suas mentes.. o que se vê nesse caso é um remorso pela causa, mas não arrependimento.
E quanto à questão de que somos pecadores e que não devemos julgar...
Pergunto onde está a santidade? Onde está o compromisso com Deus?
Até quando a igreja se tornará omissa e para não perder membros não falará sobre o pecado?
O apóstolo Paulo aconselhou.
Sede meus imitadores...
Não é o que eu penso, não é o que eu acho. É o que a palavra diz! Deus requer sim uma igreja santa. separada. a noiva sem mácula, sem rugas...
Mas como está escrito:
"Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas." [2 Timóteo 4:3-4].
Tem sim como viver uma vida em santidade!
Essa conversa... Somos pecadores. tenho visto que tem servido muito como um remédio pra colocar na ferida para alívio temporal, mas não cura!
Às vezes temos que cortar a ferida e ir ao fundo pra tirar o que está podre. Ou cheirando mal...
Ninguém se engane.
O pecado não é aceito por Deus! E não somos nós que julgamos, mas é a Palavra que ensina o caminho por qual você deve escolher...

Josimar Salum Fabio, eu compartilho suas palavras. Mas a proposta aqui não é debater o assunto, mas se fosse você o que diria para o casal. Falar de cauterização não vai resolver a questão! Como você alcançaria o coração desta pessoa?

Fabio Fagundes Silva Olha.. O que dá pra se observar. É que o casal veio já até sua presença com certas justificações, como: Nós já estamos juntos há vinte anos...
Separou e o ex-marido dela já faleceu.
Não sei de mais detalhes, pois não conversei com eles. O senhor conversou, mas pelo jeito dá pra se notar aí uma auto justificação. Aí para tentativa de diminuir o grau da falha.
É como Ananias e Safira, quando veio até a presença do apóstolo Pedro tentando enganar o servo de Deus , mas não conseguindo enganar o Espírito Santo.
Ou como Adão tentando justificar sua falha dizendo que a mulher que tu me deste me enganou. ou Caim tentando se esquivar da presença de Deus por ter matado a seu irmão.
Davi também pecou gravemente. . Mas a diferença do caso dele para os demais é que ele não tentou ficar se justificando diante de Deus.
Ele disse em seu coração.
Pequei e sou digno de morte!
Deus o perdoou e transformou a maldição em bênção.
E creio que sim como conselheiros devemos primeiramente estar com nossa vida em retidão e sei que não é fácil, mas é um preço a pagar... Mas quem tem o Espírito Santo de Deus como o apóstolo Pedro, não se deixa ser enganado, temos que ter discernimento para isso.
Quando tentamos justificar a nossa falha , demostramos que não estamos arrependidos do que fizemos..
E para esse casal é simples...
Orem... o que fizeram não estava condizente com a vontade de Deus. busquem entender dentro do vosso coração que não fizeram o certo.. Se arrependam e busque ao Senhor Jesus em suas orações para sentirem o perdão de Deus.. ai.. se realmente se amam de verdade... convertem suas vidas e se casem!
Mas lembre de que sem arrependimento genuíno, não há remissão de pecados!
Josimar. . Essas seriam minhas palavras para eles...

Antonio Fernando Ferreira pede perdão e se casa e vai ser feliz com as bênçãos de Deus!

Ronaldo Dearaujo Antônio, falou tudo. Sem complicação. Feijão com arroz. Evangelho genuíno, Tipo assim: Vai e não peques mais.

Josimar Salum Percebo que todos têm suas posições e respostas, prontas, genuínas, acertadas, outras não! Mas não sabem ainda andar no passo dos meninos, no passo das vacas de leite. Queria saber se em outras áreas vocês estão agindo assim tão precisamente quanto tem conselhos para os outros! Mas valeu muito obrigado pelos comentários de cada um! 

Preciso esclarecer, porém que publiquei apenas um pequeno trecho do aconselhamento é claro! Foi bom ter percebido que Fabio percebeu isto!

Ronaldo Dearaujo (Queria saber se em outras áreas vocês estão agindo assim) Qual a dificuldade de entender que todos nos somos pecadores e carecemos da Graça e misericórdia do Senhor. (Cuidado, a letra mata). Todos nos somos pecadores. Mais uma vez escrevo: aquele que nao tem pecado que Tira a pedra.

Josimar Salum Ronaldo desculpe-me, mas se você ainda ê pecador você ainda não nasceu de novo! Você é santo ou é pecador!

Estamos aqui conversando e não debatendo nada! Estas frases enlatadas não tem o Espírito de Cristo!

Ronaldo Dearaujo Palavras do Pr. Salum (Estas frases enlatadas não tem o Espirito de Cristo). Edificar ou danificar?

Antonio Fernando Ferreira Na verdade muitas das vezes queremos resposta pra nossas perguntas! mas na verdade já temos a resposta, mas não era o que queríamos ouvir. E e o sr me conhece meu amigo professor homem de Deus Josimar Salum e te admiro muito e todas minhas decisões as tomo com muita clareza e direção do Espírito Santo De Deus e muitas delas tive que tomar mesmo não sendo  o que queria, mas sim o que Deus queria e acho que é assim a vida de um cristão.

Josimar Salum Falar a verdade é sempre edificante, como se recebe pode ser "danificante" (rsrs)

Antonio, é este meu objetivo sempre em classe, fazer meus alunos pensarem sempre! Quem fez a pergunta para o aconselhamento já sabia a resposta 

Antonio Fernando Ferreira E aprendi muito com o senhor! e louvo a Deus por sua vida! Mesmo muitas das vezes não nos entendíamos, mas sempre nos respeitamos e isso gerou um respeito e admiração e uma amizade forte! E sempre o Amor de Cristo nos envolvendo! Te admiro e te respeito muito e Te Amo em Cristo Jesus

Ronaldo Dearaujo Sou um pecador ruin que nao merece nem o perdao de Deus. Sou um pobre de Espirito. Uma ovelha perdida no aprisco. Sou um pecador e vivo pela graca e misericordia do Senhor. Sou um pecador.

Ronnie Eder Sega Josimar Salum, se esse caso for verdadeiro, vou te dar uma sugestão: tente explicar as consequências aqui na terra mesmo. As leis de Deus não são arbitrárias, elas sempre têm algum motivo por trás. Tente explicar o motivo, o que acontece se desobedecer, como faz, por exemplo, Salomão. E, se possivel, tente explicar apenas a verdade, sem julgamentos. E, se não quiserem te ouvir, mesmo assim não rompa a amizade. As pessoas são adultas, isso é verdade. Eu agiria assim, e o engraçado é que é difícil ver alguém agir assim. As pessoas jamais vão seguir leis que não façam sentido para elas - é um fato da vida. Ou, se seguirem, o farão apenas para subornar a Deus. Talvez você deva explicar o motivo - se você entender o motivo, você entende a lei, e também entende o que você mesmo está pregando. Daí, sim, você seria mesmo útil.

Josimar Salum O evangelho que se prega e crê geralmente é este do penúltimo comentário e o ultimo comentário tenho alguma dificuldade com o que o amigo Ronnie quis dizer..

O Evangelho do Reino que o apóstolo Paulo refere-se em Gálatas capítulo 1 não carece explicação. Somente vem com revelação e sempre gera aceitação.

Noutra oportunidade podemos conversar sobre o Evangelho, 
Ronaldo se quiser desde que não conduza o assunto para o extremo da religião vazia que herdamos de nossos pais.

Josimar Salum Quanto ao tema de nossa conversa aqui, depois de compartilhar com a pessoa em questão alguns aspectos do Evangelho x um pouco da religião expressada por alguns comentários aqui eis a decisão que ela compartilhou:

<<< Assim é o que eu esperava... sua posição livre de opiniões... saiba logo haverá um casamento. Sinto a vontade para agradecer a você e peço ore por mim, pois busco aprender o Caminho do Reino. >>>

3 comentários:

  1. Meu Professor Salum:
    1. Ajudar a tirar deles o sentimento de culpa pelo fato de não terem registrado perante a lei a união. E para isso, lhes mostraria que nas Escrituras não existia registros para o casamento o que acontecia para o repúdio. Os ingredientes necessários seriam a participação familiar de ambos noivos e a aliança entre as partes como respeito, amor sincero, etc - O ato sexual os tornariam casados. (não vou comentar que isso veio depois de centenas de anos por uma disputa entre Estado e Igreja que queriam manter registros e etc). 2. Aproveitaria para levá-los a uma consciência clara de que TODOS os relacionamentos sexuais fora dessa relação, tida por eles anteriormente ou até depois de estarem juntos com outras pessoas (se é que houve) deveriam ser renunciadas e reconhecidas diante do Pai de amor como um pecado - recebendo o perdão para que as consequências espirituais por se tornarem uma só carne (prostituindo ou adulterando) fossem apagadas (sem delongas). 3. Orientaria ao casal efetuarem o casamento religioso como manda a lei, pois está não infringe ao Senhor, logo, todo cidadão e ainda mais o cristão deve andar correto diante da lei dos homens naquilo que lhe é atribuído. É assim que aconselho ao que me procuram. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Amados, sei que venho comentar meio tarde e a resolução já ocorreu, mas gostaria de deixar minha pequena opinião...
    Se esses amados irmãos me procurasem, e se já tivessem despertado em Cristo, eu diria a eles que o ato do casamento não mudaria a união e o amor deles, mas aconselharia a se casarem, não por benefício próprio, mas por amor aos pequeninos na fé, pois "tudo nos é lícito mas nem tudo nos convém"...
    Creio que seria, e foi, um pequeno sacrifício em prol do bem estar dos demais irmãos...
    Temos certa facilidade em julgar os erros, pois a própria palavra diz "erro", mediante o que concebemos como certo.
    Difícil é julgarmos o pecado mediante a revelação da verdade, pois a luz dissipa as trevas...
    Tal qual fez Jesus com o jovem rico.
    O Deus, como temos dificuldade de ver o pecado onde já concebemos o certo...
    Graça e paz a todos!!!

    ResponderExcluir