Translate

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

O que é Anátema?

Giovanna pergunta

A paz do Senhor! 

Eu gostaria de pedir sua ajuda em uma dúvida que tenho. Por mais que tenho estudado sobre a palavra "anátema" permaneço sem ter uma certeza. Inicialmente ela tem como significado, algo separado a Deus, mas também significa maldito. No Novo Testamento e sinônimo de desonra, exclusão e castigo e no Antigo Testamento no livro de Josué capitulo 6:17? Poderia me ajudar? Desde já agradeço a atenção. Obrigada.


Professor Salum responde:

A palavra "cherem" (hebraico) traduzido como consagrado, anátema, devotado ou maldito em diferentes versões aparece 38 vezes no Antigo Testamento.

Deuteronômio 7:26: "Não meterás, pois, abominação em tua casa, para que não sejas anátemaassim como ela; de todo a detestarás e de todo a abominarás, porque anátema é."

Deuteronômio 13:17: "Também nada se pegará à tua mão do anátema, para que o Senhor se aparte do ardor da sua ira, e te faça misericórdia, e tenha piedade de ti, e te multiplique, como jurou a teus pais."

Josué 6:17-18: "Porém a cidade será anátema ao Senhor, ela e tudo quanto houver nela; somente a prostituta Raabe viverá, ela e todos os que com ela estiverem em casa, porquanto escondeu os mensageiros que enviamos. Tão somente guardai-vos do anátema, para que não vos metais em anátema tomando dela, e assim façais maldito o arraial de Israel, e o turveis."

A palavra “anáthema” (grejo) traduzido como maldito, amaldiçoado ou separado aparece somente 6 vezes no Novo Testamento.

Atos 23:14: e estes foram ter com os principais sacerdotes e anciãos, e disseram: Conjuramo-nos sob pena de maldição a não provarmos coisa alguma até que matemos a Paulo.

Romanos 9:3: Porque eu mesmo desejaria ser separado de Cristo, por amor de meus irmãos, que são meus parentes segundo a carne;

1 Coríntios 12:3: Portanto vos quero fazer compreender que ninguém, falando pelo Espírito de Deus, diz: Jesus é anátema! e ninguém pode dizer: Jesus é o Senhor! senão pelo Espírito Santo.

1 Coríntios 16:22: Se alguém não ama ao Senhor, seja anátema! Maranata.

Gálatas 1:8-9: Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse outro evangelho além do que já vos pregamos, seja anátema. Como antes temos dito, assim agora novamente o digo: Se alguém vos pregar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.

Cherem (anátema) significa simplesmente “amaldiçoado” e carrega também o significado de uma coisa devotada, consagrada ou separada.

Anáthema (anátema) significa oferenda, uma coisa consagrada a Deus; uma maldição, a coisa maldita.

Parece uma contradição, mas os significados se completam exatamente para dar o significado ou sentido completo da palavra.

Anátema pode ser uma pessoa, uma coisa ou até uma cidade separada para Deus para destruição.

A primeira vez que o vocábulo ocorre em Deuteronômio 7 mostra exatamente este conceito.

“Quando o Senhor, teu Deus, te tiver introduzido na terra, a qual passas a possuir, e tiver lançado fora muitas nações de diante de ti, os heteus, e os girgaseus, e os amorreus, e os cananeus, e os ferezeus, e os heveus, e os jebuseus, sete nações mais numerosas e mais poderosas do que tu; e oSenhor, teu Deus, as tiver dado diante de ti, para as ferir, totalmente as destruirás; não farás com elas concerto, nem terás piedade delas; nem te aparentarás com elas; não darás tuas filhas a seus filhos e não tomarás suas filhas para teus filhos; pois elas fariam desviar teus filhos de mim, para que servissem a outros deuses; e a ira do Senhor se acenderia contra vós e depressa vos consumiria. Porém assim lhes fareis: derrubareis os seus altares, quebrareis as suas estátuas, cortareis os seus bosques e queimareis a fogo as suas imagens de escultura.

Sucintamente o Senhor está dizendo: “Não traga estas imagens para sua casa, é anátema; aliás tudo o que tem nesta cidade e todos os seus habitantes é anátema, serve somente para destruição”.

Em Josué 6 no caso da cidade de Jericó, o que lemos:

“A cidade será anátema ao Senhor, ela e tudo quanto houver nela; somente a prostituta Raabe viverá, ela e todos os que com ela estiverem em casa, porquanto escondeu os mensageiros que enviamos.”

A cidade e tudo o que nela há será devotado, separado para o Senhor para destruição porque que todos, tudo nela é maldito, anátema. Para o Senhor está consagrada, se você trouxer alguma coisa para sua casa, é maldição literalmente.

Gálatas 1 traz este conceito fortemente: “Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse outro evangelho além do que já vos pregamos, seja anátema”, isto é, seja devotado a destruição, porque é maldito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário