Translate

sábado, 7 de dezembro de 2013

O que você entende por Teologia Contemporânea?

O que você entende por Teologia Contemporânea? João Batista Almeida 


A Reforma Protestante surgiu da leitura e compreensão de Lutero da Carta aos Romanos da salvação baseada somente pela Fé  e a revolução do pensamento teológico  e o meio inovador de se fazer Teologia Protestante no Século XX também surgiu do comentário impactante e inovador da mesma Carta pelo jovem suíço pastor Karl Barth. 

Experiência, relatividade, sentimento, e a Bíblia apenas como um livro extraordinário eram as bases do liberalismo teológico do Século  IXX que levou seus expoentes a apoiarem a Alemanha na Primeira Guerra Mundial. Enquanto Barth se opôs a esta corrente humanista de seus professores e mentores expressou Deus como um ser Transcendente e Soberano que toca a existência humana e Quem o homem não pode ocupar Seu lugar.

Outros teólogos da Teologia Contemporânea caminharam pela busca de respostas para o ser humano aos assuntos práticos da vida como Paul Tillich e sua Teologia do Ser e a critica da forma e desmitologização de Bultmann sem esquecermos do Pentecostalismo de Seymour e da Teologia da Libertação, dentre outras. 

Se usarmos a base fundamentalista e os Credos  históricos para julgarmos Barth, algumas de suas convicções serão sumariamente condenadas, como sua compreensão da Bíblia como um documento apenas humano e não inerrante que se torna relevante apenas com a reação, neste caso, se Deus fala ao homem através das Escrituras.

Não se pode julgar a produção do pensamento humano sem levar em conta o contexto e as circunstancias históricas em que viveram estes homens. 

Parece que nossos pensamentos
serão sempre os resultados de nossas reações, entretanto será especialmente a resposta da Revelação Pessoal de Deus mesmo a cada um de nós. É isto que eu busco quando leio estes homens.

Tentar encontrar onde Deus falou a eles. Onde é o Logos em sua comunicação a eles. E deixar de ser juiz fanático e  possessor da Verdade, para ser apenas servo em Amor. Analisar seus textos juntamente com eles ao invés de pelos seus textos condená-los à fogueira em minha pobre imaginação mental. 

Josimar Salum 

Nenhum comentário:

Postar um comentário